Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Porque A Favorita (2018) merece esse hype todo

Imagem relacionada


O filme A Favorita (The Favourite , no original) tá recebendo uma atenção pois é um dos fortes candidatos ao Oscar, pois foi indicado a diversas categorias da premiação conceituada.
A premissa do filme de Yorgos Lanthimos (The Lobster) é sobre 3 mulheres que estão envolvidas em uma relação, no minimo bizarra.  
Sarah Churchill (Rachel Weisz) é muito amiga da rainha Anne(Olivia Colman) e isso vai mudar com a chegada de Abigail (Emma Stone) na corte.
O desenvolvimento da relação de Sarah e Anne é muito interessante pois vamos descobrindo junto com Abigail que é muito mais profunda do que uma simples amizade e mesmo não verbalizando no começo, ela enxerga uma oportunidade de se reerguer socialmente.
O mais interessante desse filme é a forma que as relações de poder são mostradas, o cenário politico do filme é do século XVIII no meio da guerra entre Inglaterra e França. Anne mesmo sendo rainha é uma mulher frágil e instável , e o motivo é mostrado. Sarah tem um poder de manipulação enorme dentro da corte pois consegue manipular quem realmente pode mudar as coisas e não teme isso e Abigail que aos poucos nos mostra que não é somente uma mocinha que perdeu tudo na vida e que sua determinação não tem limites. 
O longa também tem cenas inesperadas de humor de cenas absurdas ou ridícula que nos arrancam do cenário que vai ficando pesado as vezes e isso é muito bem vindo.
A Favorita é filme que nos mostra 3 mulheres muito diferentes, cada uma com seu passado que influencia suas decisões e atitudes e finalmente nos tira do clichê que filme de época é só romance ou que jogos políticos são só realizados por homens poderosos que viveram nas cortes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário